Volume 3
Número 5

20 de dezembro de 2006
 
 * Edição atual    
Documento sem título

            Editor

Wilson da Costa Bueno
            Jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP, onde ministra as disciplinas Jornalismo em Agribusiness e Meio Ambiente, Jornalismo e Saúde, Jornalismo Científico. Tem mestrado e doutorado em Comunicação pela USP e especialização em Jornalismo Científico e Comunicação Rural. Já orientou cerca de 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado em Comunicação, 30 das quais nas áreas abrangidas pela linha editorial da revista. Foi consultor da Embrapa para a elaboração de sua Política de Comunicação Empresarial. Editor do site Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente on Line (Agricoma) e de outros sites temáticos, respectivamente, em Jornalismo Científico, Comunicação e Saúde e Comunicação Empresarial. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.

            Membros do Conselho Editorial

Adalberto Wodianer Marconde
            Jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestrado inconcluso em Ciência Ambiental pelo Procam - USP. Passagens pelas seguintes redações: Revista Istoé (repórter)- DCI (editor assistente) - Gazeta Mercantil (editor assistente) - Agência Dinheiro Vivo (chefe de redação) - Revista Exame (editor assistente) - Revista Dirigente Industrial (Editor) - Agência Estado (editor de projetos especiais). Trabalhos atuais: Agência Envolverde (diretor de redação) – Jornal Terramérica (editor no Brasil)- Agência IPS (correspondente)- site Ambiente Global (diretor de conteúdo). Moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Coordenador daEcoMídias (Associação Brasileira de Mídias Ambientais) e membro da Rede Paulista de Jornalismo Ambiental.

Antonio Luiz Oliveira Heberlê
            Jornalista, professor da Universidade Católica de Pelotas-UCPel, pesquisador da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, mestre em Comunicação-Divulgação Cientifica, e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos. Atualmente desenvolve estudos nas áreas de linguagem e divulgação científica, com enfoque sobre o percurso dos transgênicos no Brasil.

Eduardo Geraque
            Jornalista e biólogo. Mestre em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da USP. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam). Seu tema de pesquisa é Jornalismo e Meio Ambiente. Há dez anos, trabalha com o Jornalismo, tendo atuado nas redações do Diário Popular (hoje Diário de S. Paulo) e da Gazeta Mercantil, caderno "Fim de Semana". É editor da Agência de Notícias on-line da Fapesp.

Heloiza Dias da Silva
            Jornalista, graduada em 1982, pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Em 1992 especializou-se em Divulgação Científica e Tecnológica pela Universidade de Brasília – Unb e atualmente é mestranda do curso de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Desde 1978 é funcionária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, onde exerceu diversas funções nas áreas de informação e documentação, difusão de tecnologia e assessoria de imprensa. Foi chefe da Assessoria de Comunicação Social da Embrapa de 1996 a janeiro de 2003, onde, dentre outras atividades, coordenou a elaboração e implementação da Política de Comunicação da Empresa.

Ilza Maria Tourinho Girardi
            Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1975. Especialista e Sociologia Rural, Centro de Estudos e Pesquisa Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1978.Mestre em Comunicação, área Comunicação Científica e Tecnológica, pela Universidade Metodista de São Paulo. 1988. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.2001. É professora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Arquivologia e também no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.

Jacinta Castelo Branco Correia
            Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Autônoma Chapingo em 2001. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia e Revisora de Textos da Universidade Federal de Rondônia. Publicou 02 artigos em periódicos especializados e 05 trabalhos em anais de eventos. Possui 02 capítulos de livros e 02 livros publicados. Possui . Participou de 5 eventos no exterior e 2 no Brasil. Co-orientou 1 dissertação de mestrado, além de ter orientado 2 trabalhos de iniciação científica na área de Sociologia. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Rural. Em suas atividades profissionais interagiu com 6 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: capacitação massiva, autogestão, desenvolvimento rural, Geração de Empregos, cooperativismo, exclusão social, laboratórios organizacionais, comunicação, extensão rural e PRONAGER.

Ruth Rendeiro
            Jornalista há quase três décadas, graduada pela Universidade Federal do Pará. Atualmente gerencia a Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará. É editora do Jornal do Trópico Úmido, autora de diversos artigos sobre a Imprensa na Amazônia, instrutora de cursos para jornalistas, estudantes de Comunicação e profissionais liberais na área de assessoria de imprensa. Também tem atuado como free-lancer na divulgação de eventos científicos relacionados à Amazônia.